Visão sistêmica do Pensamento Sistêmico: uso de mapas conceituais

Acessos: 4941

Downloads: 1775

ID: 13072
Autores: Array
Array
Array
Periódico: Revista de Administração FACES Journal
Resumo: Existem contribuições na literatura sobre Pensamento Sistêmico (PS), porém apresentadas de forma dispersa impedindo a visualização do relacionamento entre elas e o acúmulo de conhecimentos produzidos na área. Este artigo busca evidenciar as principais teorias e metodologias ligadas à estruturação do PS e seus relacionamentos, a partir de um levantamento retrospectivo de 1960 a 2010. A Gestão do Conhecimento (GC), embora seja mais utilizada por empresas, pode ser aplicada para construção de novos conhecimentos, atraves do uso de diferentes ferramentas. Para organizar e relacionar os diferentes conceitos e autores foi utilizada a ferramenta mapas conceituais. Esses mapas permitem representar graficamente conceitos, sendo úteis na localização e identificação de relacionamentos entre teorias e conceitos, o que pode levar a formação de novos conhecimentos. Os resultados da busca permitiram elaborar um mapa com os conhecimentos acumulados sobre o PS, o que possibilitou uma visão mais ampla sobre o tema.
Palavras-chave: Array
Citação ABNT: DOLCI, P. C.; BERGAMASCHI, E.; VARGAS, L. Visão sistêmica do Pensamento Sistêmico: uso de mapas conceituais. Revista de Administração FACES Journal, v. 12, n. 1, p. 33-50, 2013.
Citação APA: Dolci, P. C., Bergamaschi, E., & Vargas, L. (2013). Visão sistêmica do Pensamento Sistêmico: uso de mapas conceituais. Revista de Administração FACES Journal, 12(1), 33-50.
Volume: 12
Número: 1
Ano: 2013
Página inicial: 33
Página final: 50
Quantidade de Páginas: 18
Link Permanente: http://spell.org.br/documentos/ver/13072/visao-sistemica-do-pensamento-sistemico--uso-de-mapas-conceituais/i/pt-br
Tipo de documento: Artigo
Idioma: Português
Visualizações: 4941
Downloads: 1775