Considerações sobre inovação e atividade empreendedora na trajetória Sul Coreana Outros Idiomas

ID:
19975
Resumo:
Os fatores históricos referentes ao milagre econômico leste-asiático explicam, em parte, o contexto do qual emergiu a situação atual de inovação e atividade empreendedora na Coreia do Sul. Sendo o único país em cinco décadas a deixar a periferia mundial para emergir ao próximo nível, chama-se atenção para investigar um pouco mais sobre aspectos que puderam fortalecer a economia de um país, especialmente no tocante às inovações, tendo os achados do presente estudo apontado esta nação como a que mais cresceu, em todo o mundo, em um quesito científico que será melhor apresentado na presente análise. Um estudo que contemple a atividade empreendedora na Coreia do Sul se faz contributivo teoricamente tendo em conta que, atualmente, as pequenas e médias empresas (PMEs) constituem 99,9% das empresas industriais na Coreia do Sul e são responsáveis por 88,7% dos empregos neste setor. As inovações introduzidas por empreendedores são consideradas o principal motor da dinâmica capitalista. Assim, tendo em conta também o que foi previamente exposto, o presente estudo objetiva analisar aspectos pertinentes à inovação e à atividade empreendedora na economia da Coreia do Sul que contribuem para a explicação do desempenho excepcional desta economia, especialmente quando consideradas suas interfaces. O estudo apresentou tanto um registro da economia histórica da Coreia do Sul quanto fatores atuais relacionados à inovação e à atividade empreendedora, oferecendo uma análise contributiva para a compreensão de uma potência econômica que tem se destacado em âmbito mundial pela competitividade de suas organizações empresariais, entre outros fatores.
Citação ABNT:
SILVA, T.; PEREIRA, M. F.; CARIO, S. A. F. Considerações sobre inovação e atividade empreendedora na trajetória Sul Coreana. Revista de Administração e Inovação, v. 10, n. 4, p. 283-307, 2013.
Citação APA:
Silva, T., Pereira, M. F., & Cario, S. A. F. (2013). Considerações sobre inovação e atividade empreendedora na trajetória Sul Coreana. Revista de Administração e Inovação, 10(4), 283-307.
Link Permanente:
http://spell.org.br/documentos/ver/19975/consideracoes-sobre-inovacao-e-atividade-empreendedora-na-trajetoria-sul-coreana/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português