Custo do capital próprio e nível de disclosure nas empresas brasileiras

ID:
20538
Resumo:
Este trabalho investiga se o nível de disclosure influencia o custo do capital para as empresas negociadas no mercado brasileiro. A teoria diz que melhor e maior disclosure resulta em menor custo de capital, e existem estudos conduzidos no exterior comprovando a teoria, mas há razões para se crer que o mesmo comportamento não é observado no mercado brasileiro. A pesquisa compreendeu o exame dos dados de 222 empresas listadas em bolsa, extraídas da base de dados Economática. Com base nos dados pesquisados, a conclusão que se chega é que no mercado brasileiro o nível de disclosure não afeta o custo de capital. Esta questão requer uma investigação mais detalhada. Adicionalmente, verificaram-se outros dois resultados contrários à expectativa alicerçada na teoria, mas que reforçaram os resultados de outras pesquisas já realizadas: que as maiores empresas oferecem taxa de retorno superior às menores e que a implementação de práticas diferenciadas de governança corporativa não resultou em alteração do custo de capital.RESUMO: Este trabalho investiga se o nível de disclosure influencia o custo do capital para as empresas negociadas no mercado brasileiro. A teoria diz que melhor e maior disclosure resulta em menor custo de capital, e existem estudos conduzidos no exterior comprovando a teoria, mas há razões para se crer que o mesmo comportamento não é observado no mercado brasileiro. A pesquisa compreendeu o exame dos dados de 222 empresas listadas em bolsa, extraídas da base de dados Economática. Com base nos dados pesquisados, a conclusão que se chega é que no mercado brasileiro o nível de disclosure não afeta o custo de capital. Esta questão requer uma investigação mais detalhada. Adicionalmente, verificaram-se outros dois resultados contrários à expectativa alicerçada na teoria, mas que reforçaram os resultados de outras pesquisas já realizadas: que as maiores empresas oferecem taxa de retorno superior às menores e que a implementação de práticas diferenciadas de governança corporativa não resultou em alteração do custo de capital.
Citação ABNT:
ALENCAR, R. C.Custo do capital próprio e nível de disclosure nas empresas brasileiras. Brazilian Business Review, v. 2, n. 1, p. 1-12, 2005.
Citação APA:
Alencar, R. C.(2005). Custo do capital próprio e nível de disclosure nas empresas brasileiras. Brazilian Business Review, 2(1), 1-12.
Link Permanente:
http://spell.org.br/documentos/ver/20538/custo-do-capital-proprio-e-nivel-de-disclosure-nas-empresas-brasileiras/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português