A problemática da violência sexual contra crianças e adolescentes

ID:
21322
Resumo:
O fenômeno da violência sexual contra crianças e adolescentes materializa-se através de várias formas, ou seja, violência física, psicológica, negligência e principalmente o abuso e a exploração sexual. Estes últimos caracterizam o foco deste trabalho. Pretendemos mostrar a questão da violência sexual como um problema social agravante e de trágicas conseqüências para os vitimizados. Apontaremos os vários tipos de abuso sexual como também a problemática da exploração sexual que diferentemente do abuso está centrada no lucro comercial obtido através da venda do corpo da criança e do adolescente. Pretendemos informar sobre a rede que envolve a exploração sexual, destacando os aliciadores e aliados e a cadeia de instituições governamentais e não-governamentais de combate à violência sexual, como também o perfil do agressor, a faixa etária predominante dos vitimizados, as seqüelas físicas e psíquicas e a importância da família, do Estado e da sociedade no enfrentamento desta questão.
Citação ABNT:
PAULA, R. V. P. S.; SILVA, R. M. B. A problemática da violência sexual contra crianças e adolescentes. Interface - Revista do Centro de Ciências Sociais Aplicadas, v. 2, n. 1, p. 109-124, 2005.
Citação APA:
Paula, R. V. P. S., & Silva, R. M. B. (2005). A problemática da violência sexual contra crianças e adolescentes. Interface - Revista do Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2(1), 109-124.
Link Permanente:
http://spell.org.br/documentos/ver/21322/a-problematica-da-violencia-sexual-contra-criancas-e-adolescentes/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português