Determinantes de êxito de empresas tecnológicas de base universitária: um estudo de casos múltiplos no âmbito do Cietec/USP Outros Idiomas

ID:
25714
Resumo:
Este estudo tem por objeto de análise empresas de base tecnológica - EBT´s - de origem universitária incubadas, mas que já operam no mercado. Seu propósito é identificar fatoreschave que contribuíram para seu êxito, tanto interna como externamente. Quatro casos são estudados, todos do CIETEC - Centro de Incubação de Empresas Tecnológicas, situado no campus da Universidade de São Paulo, nos setores de instrumentos de laser, produtos odontológicos, automação de processo e biotecnologia. Um questionário semi-estruturado foi utilizado através de um procedimento de entrevista junto a seus sócios principais. Os resultados indicam que, enquanto trajetória, tais empresas têm experimentado os desafios comuns presentes, de um modo geral, em pequenas empresas, como dificuldades para lidar com sócios. Enquanto fatores que têm contribuído para seu êxito, do lado interno destacamse a criatividade dos colaboradores técnicos e a visão de negócios/competência gerencial dos empreendedores e, do lado externo, o ambiente proporcionado pela universidade em cujo sistema essas empresas se inserem.
Citação ABNT:
SBRAGIA, R.; PEREIRA, ?. C. O. Determinantes de êxito de empresas tecnológicas de base universitária: um estudo de casos múltiplos no âmbito do Cietec/USP. Revista de Economia e Administração, v. 3, n. 4, p. 339-350, 2004.
Citação APA:
Sbragia, R., & Pereira, ?. C. O. (2004). Determinantes de êxito de empresas tecnológicas de base universitária: um estudo de casos múltiplos no âmbito do Cietec/USP. Revista de Economia e Administração, 3(4), 339-350.
Link Permanente:
http://spell.org.br/documentos/ver/25714/determinantes-de-exito-de-empresas-tecnologicas-de-base-universitaria--um-estudo-de-casos-multiplos-no-ambito-do-cietec-usp/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português