Um estudo sobre indicadores de avaliação de Incubadoras de Base Tecnológica no Brasil Outros Idiomas

ID:
32998
Resumo:
O investimento em programas de empreendedorismo, especialmente nas incubadoras de negócios, tem crescido significativamente nos últimos vinte e cinco anos. No Brasil, destacam-se as “incubadoras de empresas de base tecnológica” (IEBT´s) que, atualmente, representam 40% das incubadoras do país, de acordo com a ANPROTEC (2006). A importância das IEBT´s se deve, particularmente, à sua fi nalidade, que é auxiliar o desenvolvimento de negócios que agregam inovações tecnológicas. Ainda hoje, há poucos estudos sobre a avaliação das incubadoras, e, apesar do esforço empreendido por entidades de apoio e fomento brasileiras, não há um sistema amplamente aceito/desenvolvido que apresente critérios de avaliação. No presente estudo, foram investigados tais indicadores de oito IEBT´s, duas organizações de apoio e fomento e diretrizes do Programa Nacional de Incubação (PNI). A partir das informações obtidas por meio de um levantamento de dados secundários foram propostos indicadores de avaliação de IEBT´s compatíveis com a missão das mesmas, que é gerar inovação tecnológica. Para concluir, realizou-se uma análise do desempenho de três IEBT´s representativas no cenário brasileiro com o objetivo de testar os indicadores propostos.
Citação ABNT:
SANTOS, G. D.; DUTRA, I. S.; ALMEIDA, F. R.; SBRAGIA, R. Um estudo sobre indicadores de avaliação de Incubadoras de Base Tecnológica no Brasil. Revista Capital Científico - Eletrônica, v. 6, n. 1, p. 257-283, 2008.
Citação APA:
Santos, G. D., Dutra, I. S., Almeida, F. R., & Sbragia, R. (2008). Um estudo sobre indicadores de avaliação de Incubadoras de Base Tecnológica no Brasil. Revista Capital Científico - Eletrônica, 6(1), 257-283.
Link Permanente:
http://spell.org.br/documentos/ver/32998/um-estudo-sobre-indicadores-de-avaliacao-de-incubadoras-de-base-tecnologica-no-brasil/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português