Responsabilidade Social Corporativa e comportamento do consumidor: revisitando o tema Outros Idiomas

ID:
36489
Resumo:
Este trabalho buscou identificar a relação entre responsabilidade social corporativa (RSC) e comportamento dos consumidores através dos seguintes objetivos: verificar a confiabilidade do modelo traduzido e adaptado por Urdan (2001); validar o modelo original de Creyer e Ross (1997); compreender a relação causal entre importância atribuída à RSC e propensão a recompensar empresas com RSC. Foi realizada uma pesquisa com 177 respondentes; os resultados apontaram a fragilidade do modelo original e uma relação significativa de 60% entre importância e recompensa, resultados similares ao do estudo de Urdan (2001). Para a validação do modelo, foi realizada a fatorial exploratória, que gerou uma estrutura unifatorial para o construto importância e com dois fatores para recompensa (recompensa da sociedade e recompensa individual); comprovou-se que o ajuste global desse modelo foi muito bom. Por fim, para identificar qual a relação de dependência entre importância e recompensa, foram realizadas regressões múltiplas e os resultados apontaram que as relações são significativas. As principais contribuições deste estudo foram a validação do modelo, a identificação de dois fatores distintos de recompensas (individual e da sociedade) e a constatação de que os consumidores consideram que as empresas com RSC devem ser recompensadas, porém julgam que essa tarefa é mais de responsabilidade da sociedade do que do indivíduo.
Citação ABNT:
GROHMANN, M. Z.; BATTSITELLA, L. F.; LÜTZ, C. B.; BEURON, T. A. Responsabilidade Social Corporativa e comportamento do consumidor: revisitando o tema. Revista Gestão Organizacional, v. 7, n. 2, p. 3-15, 2014.
Citação APA:
Grohmann, M. Z., Battsitella, L. F., Lütz, C. B., & Beuron, T. A. (2014). Responsabilidade Social Corporativa e comportamento do consumidor: revisitando o tema. Revista Gestão Organizacional, 7(2), 3-15.
Link Permanente:
http://spell.org.br/documentos/ver/36489/responsabilidade-social-corporativa-e-comportamento-do-consumidor--revisitando-o-tema/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português
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