Inovação em serviços como condicionante da competitividade da telefonia móvel Outros Idiomas

ID:
38625
Resumo:
Este estudo procurou analisar a inovação em serviços nas empresas de Telefonia Móvel, baseando-se na abordagem das forças competitivas. Foram abordadas questões como interconexão, verticalização e escolha de padrões tecnológicos. Com esse intuito, o estudo de natureza correlacional selecionou uma variável dependente (competitividade) e uma variável independente (serviços). Da variável dependente, 05 fatores são selecionados (barreiras à entrada, ameaça de substitutos, rivalidade de concorrentes, poder de negociação com fornecedores, poder de negociação com cliente). Da variável independente, 04 fatores são selecionados (preço, produto, promoção e distribuição). Foi realizada uma pesquisa de amostra estratificada pela internet com 19 empresas. Os procedimentos de análise de dados foram realizados com o uso de técnicas estatísticas nãoparamétricas. Como resultados gerais conclui que o grau de inovação em serviços não deve ser totalmente correlacionado a competitividade, uma vez que apenas a hipótese que continha o fator preço apresentou níveis significantes. A aplicação do modelo de pesquisa permitiu a identificação de um mercado em que a abrangência regional e o número de funcionários influenciam a competitividade. Diante dos resultados apresentados, é possível reconhecer a utilidade do modelo em relação a identificação do comportamento competitivo e do padrão estratégico desenvolvido pelas operadoras de telefonia móvel.
Citação ABNT:
RITA, L. P. S.; SBRAGIA, R. Inovação em serviços como condicionante da competitividade da telefonia móvel. Revista Ciências Administrativas, v. 12, n. 1, p. 83-97, 2006.
Citação APA:
Rita, L. P. S., & Sbragia, R. (2006). Inovação em serviços como condicionante da competitividade da telefonia móvel. Revista Ciências Administrativas, 12(1), 83-97.
Link Permanente:
http://spell.org.br/documentos/ver/38625/inovacao-em-servicos-como-condicionante-da-competitividade-da-telefonia-movel/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português