O impacto da inovação e da gestão do conhecimento de marketing no desempenho de novos produtos no mercado Outros Idiomas

ID:
3940
Resumo:
Em um ambiente de alta competitividade, a importância da inovação no desempenho de novos produtos, bem como a representatividade de seu impacto na receita das empresas é fato relevante. Por outro lado o conhecimento e sua gestão são elementos novos e desafiadores para os dirigentes e pesquisadores. Os trabalhos empíricos de Li e Calantone (1998), Narver e Slater (1990), Shapiro (2006), Voss, Montoya-Weiss e Voss (2006) salientam a importância da orientação ao mercado e dos processos de gestão do conhecimento de marketing para as organizações, constatando importantes contribuições para o sucesso no mercado de novos produtos e empresas. Com o objetivo de examinar empiricamente as relações entre os conceitos inovação, os processos de gestão do conhecimento de marketing e o desempenho de novos produtos no mercado, realizou-se um survey com 427 respondentes e modelagem por técnicas de equações estrututurais. Verifica-se a supremacia dos processos de gestão de conhecimento de concorrentes sobre os demais construtos nas indústrias pesquisadas, bem como indentificam-se importantes antecedentes do fator inovação.
Citação ABNT:
GONÇALVES FILHO, C.; GONÇALVES, C. A.; PARDINI, D. J. O impacto da inovação e da gestão do conhecimento de marketing no desempenho de novos produtos no mercado. Revista de Administração e Inovação, v. 5, n. 2, art. 106, p. 5-24, 2008.
Citação APA:
Gonçalves Filho, C., Gonçalves, C. A., & Pardini, D. J. (2008). O impacto da inovação e da gestão do conhecimento de marketing no desempenho de novos produtos no mercado. Revista de Administração e Inovação, 5(2), 5-24.
DOI:
10.5773/rai.v5i2.223
Link Permanente:
http://spell.org.br/documentos/ver/3940/o-impacto-da-inovacao-e-da-gestao-do-conhecimento-de-marketing-no-desempenho-de-novos-produtos-no-mercado/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português