Processo de escolha de produtos em constante inovação: inovatividade, objetivos de consumo e percepção da inovação Outros Idiomas

ID:
3941
Resumo:
Este estudo, de natureza qualitativa e exploratória, realizado com consumidores de produtos de uso pessoal e em constante inovação, procura explorar as relações que existem entre inovatividade e características percebidas da inovação, durante o processo de decisão dos consumidores. A contribuição do estudo está em conciliar a teoria sobre adoção de inovação aos aspectos comportamentais trazidos pela teoria do processo de escolha, apresentando melhor entendimento do perfil dos adotantes e a forma como tomam suas decisões para a escolha de um produto inovador. Os resultados apontam que o perfil de inovatividade dos entrevistados influencia na forma como os mesmos buscam atingir seus objetivos de consumo durante o processo de escolha. Ao relacionar os objetivos dos consumidores, com diferentes níveis de tendência a inovar, à percepção da inovação, observa-se que as percepções representam uma fonte para que esses consumidores minimizem a possibilidade de uma eventual experiência negativa advinda da decisão, principalmente no que se refere a evitar o arrependimento pela decisão tomada e a justificar a decisão tanto para si quanto para os outros. A compreensão dessas diferenças comportamentais aponta aspectos que devem ser levados em consideração ao se analisar a adoção de produtos dessa natureza.
Citação ABNT:
SILVA, D. M. L.; PRADO, P. H. M.; RIBEIRO, E. B. S.; SOUZA, F. F.; KORELO, J. C. Processo de escolha de produtos em constante inovação: inovatividade, objetivos de consumo e percepção da inovação. Revista de Administração e Inovação, v. 5, n. 2, art. 117, p. 43-56, 2008.
Citação APA:
Silva, D. M. L., Prado, P. H. M., Ribeiro, E. B. S., Souza, F. F., & Korelo, J. C. (2008). Processo de escolha de produtos em constante inovação: inovatividade, objetivos de consumo e percepção da inovação. Revista de Administração e Inovação, 5(2), 43-56.
DOI:
10.5773/rai.v5i2.290
Link Permanente:
http://spell.org.br/documentos/ver/3941/processo-de-escolha-de-produtos-em-constante-inovacao--inovatividade--objetivos-de-consumo-e-percepcao-da-inovacao/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português