Análise prospectiva e crítica do território de Araquari: relação dos critérios de sustentabilidade e do plano diretor municipal com o desenvolvimento territorial sustentável Outros Idiomas

ID:
39436
Resumo:
O artigo trata da análise prospectiva e crítica do território de Araquari (Santa Catarina), de acordo com os critérios de sustentabilidade de Ignacy Sachs e com o Plano Diretor Municipal no campo do desenvolvimento territorial sustentável. A pesquisa é qualitativa e exploratória. Leva em conta o contexto sócio-histórico do município, tendo o objetivo de identificar potencialidades do território e destacar possibilidades para os atores, a gestão, as configurações organizacionais e as transformações sociais decorrentes da instalação de uma fábrica automotora da Bayerische Motoren Werke (BMW) até 2014. Os critérios de sustentabilidade do Plano Diretor são avaliados sob a ótica da sociedade civil, Estado e mercado. A pesquisa analisa aspectos de municípios brasileiros que são sedes de complexos automotivos e que atravessaram processos semelhantes ao de Araquari. O estudo conclui que é necessário que todos os atores observem o Plano Diretor e suas diretrizes, em especial as funções sociais da cidade, a função social da propriedade, a sustentabilidade, a igualdade e justiça social e a gestão democrática e participativa.
Citação ABNT:
SILVA, A. F.; PEREIRA, M. F. Análise prospectiva e crítica do território de Araquari: relação dos critérios de sustentabilidade e do plano diretor municipal com o desenvolvimento territorial sustentável. Revista de Gestão Ambiental e Sustentabilidade, v. 3, n. 2, p. 1-15, 2014.
Citação APA:
Silva, A. F., & Pereira, M. F. (2014). Análise prospectiva e crítica do território de Araquari: relação dos critérios de sustentabilidade e do plano diretor municipal com o desenvolvimento territorial sustentável. Revista de Gestão Ambiental e Sustentabilidade, 3(2), 1-15.
Link Permanente:
http://spell.org.br/documentos/ver/39436/analise-prospectiva-e-critica-do-territorio-de-araquari--relacao-dos-criterios-de-sustentabilidade-e-do-plano-diretor-municipal-com-o-desenvolvimento-territorial-sustentavel/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português