Estratégias de inovação das empresas metalúrgicas no setor Sucroalcooleiro de Piracicaba Outros Idiomas

ID:
3944
Resumo:
A inovação é o motor do desenvolvimento econômico e estudar os processos pelos quais inovações são introduzidas e difundidas é um dos maiores desafios que se coloca perante a economia regional e global. Este artigo analisa as estratégias de inovação de empresas metalúrgicas fornecedoras do setor sucroalcooleiro e algumas pertencentes ao arranjo produtivo local do álcool de Piracicaba (APLA). A pesquisa é exploratória e descritiva e foi realizada com 25 empresas do setor metal-mecânico, em grande parte micro, pequenas e médias empresas. Os resultados da pesquisa revelam que as inovações das micro e pequenas metalúrgicas ocorrem mais em produtos do que em processos produtivos. Dentre as dificuldades encontradas pelas empresas, apresenta-se a carga tributária e a elevada taxa de juros, assim como acesso restrito a tecnologias, crédito e mercados. Resultados da pesquisa também revelam que a inserção das empresas no APLA tem gerado maiores possibilidades de inovação em produtos e processos para suportar o crescimento e avanço do etanol brasileiro nos mercados mundiais.
Citação ABNT:
HENRIQUES, Z. S.; SACOMANO NETO, M.; CAMARGO, S. H. R. V.; GIULIANI, A. C.; FARAH, O. E. Estratégias de inovação das empresas metalúrgicas no setor Sucroalcooleiro de Piracicaba. Revista de Administração e Inovação, v. 5, n. 2, art. 67, p. 92-111, 2008.
Citação APA:
Henriques, Z. S., Sacomano Neto, M., Camargo, S. H. R. V., Giuliani, A. C., & Farah, O. E. (2008). Estratégias de inovação das empresas metalúrgicas no setor Sucroalcooleiro de Piracicaba. Revista de Administração e Inovação, 5(2), 92-111.
DOI:
10.5773/rai.v5i2.292
Link Permanente:
http://spell.org.br/documentos/ver/3944/estrategias-de-inovacao-das-empresas-metalurgicas-no-setor-sucroalcooleiro-de-piracicaba/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português