Valor adicionado e lucratividade das empresas listadas na revista exame maiores e melhores no período de 2007-2010 Outros Idiomas

ID:
40037
Resumo:
No contexto corporativo há uma incessante busca pela lucratividade. Logo, a identificação dos fatores inerentes à melhoria dos resultados é fundamental para a tomada de decisão estratégica. Nesse sentido, percebe-se a potencialidade da Demonstração do Valor Adicionado (DVA) na gestão corporativa, tendo em vista que a mesma evidencia a criação e a distribuição da riqueza aos fatores que contribuíram para a criação de valor da empresa. Dessa forma, este estudo investiga a correlação da distribuição do valor adicionado aos agentes colaboradores na formação da riqueza e a lucratividade das empresas. Desenvolveu-se uma pesquisa descritiva, documental e quantitativa utilizando a correlação canônica. Os resultados demonstram que, em média, os setores analisados apresentaram grande disparidade da mediana para o período estudado. As combinações lineares, extraídas da correlação canônica, foram significantes (nível de 0,05) para todos os setores e anos, apresentando boas e fortes correlações, garantindo a proximidade dos indicadores analisados. Conclui-se que há correlação entre a distribuição do valor adicionado aos agentes colaboradores e a lucratividade das empresas nos setores analisados.
Citação ABNT:
SCARPIN, J. E.; LUCA, M. M. M.; CUNHA, J. V. A.; DALLABONA, L. F.; CARDOSO, V. I. C. Valor adicionado e lucratividade das empresas listadas na revista exame maiores e melhores no período de 2007-2010. Revista Evidenciação Contábil & Finanças, v. 2, n. 2, p. 4-23, 2014.
Citação APA:
Scarpin, J. E., Luca, M. M. M., Cunha, J. V. A., Dallabona, L. F., & Cardoso, V. I. C. (2014). Valor adicionado e lucratividade das empresas listadas na revista exame maiores e melhores no período de 2007-2010. Revista Evidenciação Contábil & Finanças, 2(2), 4-23.
Link Permanente:
http://spell.org.br/documentos/ver/40037/valor-adicionado-e-lucratividade-das-empresas-listadas-na-revista-exame-maiores-e-melhores-no-periodo-de-2007-2010/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português