Análise dos fatores institucionais inerentes ao processo de internacionalização de empresas gaúchas do setor de máquinas e equipamentos Outros Idiomas

ID:
40504
Resumo:
Este artigo desenvolve o tema da internacionalização de micro, pequenas e médias do setor de máquinas e equipamentos do Rio Grande do Sul, tendo por objetivo analisar os fatores institucionais e os mecanismos isomórficos presentes no processo de internacionalização das referidas empresas. Foram revisados temas relativos à internacionalização de empresa, modos de entrada, abordagem institucional e isomorfismo de modo a orientar a pesquisa empírica. Foi realizada pesquisa descritiva com aplicação de survey. Concluiu-se que os gestores tenderam a uma substancial semelhança com os concorrentes na aquisição de novas técnicas gerenciais para internacionalizar, demonstrando a presença de mimetismo.
Citação ABNT:
SILVA, V. A.; SCHERER, F. L.; BORGES, D. E.; CARPES, A. M. Análise dos fatores institucionais inerentes ao processo de internacionalização de empresas gaúchas do setor de máquinas e equipamentos. Revista Administração em Diálogo, v. 16, n. 2, p. 167-188, 2014.
Citação APA:
Silva, V. A., Scherer, F. L., Borges, D. E., & Carpes, A. M. (2014). Análise dos fatores institucionais inerentes ao processo de internacionalização de empresas gaúchas do setor de máquinas e equipamentos. Revista Administração em Diálogo, 16(2), 167-188.
Link Permanente:
http://spell.org.br/documentos/ver/40504/analise-dos-fatores-institucionais-inerentes-ao-processo-de-internacionalizacao-de-empresas-gauchas-do-setor-de-maquinas-e-equipamentos/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português