Preço da Ação, Disclosure e Assimetria de Informação: o Caso OGX Outros Idiomas

ID:
40885
Resumo:
Este estudo investigou a relação entre o preço da ação, a divulgação de informações corporativas e a probabilidade de negociação com informação privilegiada (PIN) da OGX entre os anos de 2008 e 2014. Para isso, apoiou-se em uma revisão de literatura sobre os reflexos da disclosure e da assimetria de informação sobre o preço da ação, analisando 1.631 dias de negociação por meio de modelos de microestrutura de mercado, correlação e regressão. Nos resultados, verificou-se que o índice de disclosure apresentou relação negativa com o preço e não afetou a assimetria de informação. Quanto à cada tipo de informação, o preço foi positivamente afetado pelas notícias no site da empresa e comunicados ao mercado, e negativamente pelos fatos relevantes e formulários ICVM 358. Já a assimetria de informação foi influenciada positivamente apenas pelas informações financeiras trimestrais. Ainda, observou-se que o mercado precificou a PIN apenas até meados de 2011, quando houve uma quebra estrutural na variável preço.
Citação ABNT:
MARTINS, O. S.; PAULO, E.; GIRÃO, L. F. A. P. Preço da Ação, Disclosure e Assimetria de Informação: o Caso OGX . Revista Universo Contábil, v. 12, n. 1, p. 6-24, 2016.
Citação APA:
Martins, O. S., Paulo, E., & Girão, L. F. A. P. (2016). Preço da Ação, Disclosure e Assimetria de Informação: o Caso OGX . Revista Universo Contábil, 12(1), 6-24.
DOI:
10.4270/ruc.2016101
Link Permanente:
http://spell.org.br/documentos/ver/40885/preco-da-acao--disclosure-e-assimetria-de-informacao--o-caso-ogx-/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português