O cotidiano da cidade de Belo Horizonte na revista veja BH: a classe média alta, a cidade poderosa e os dilemas do planejado versus o vivido Outros Idiomas

ID:
41203
Periódico:
Resumo:
O objetivo deste artigo é analisar o discurso de reportagens de capa da revista Veja BH para compreender qual cotidiano da cidade de Belo Horizonte/MG a revista evidencia e como a cidade é discursivamente apresentada. Como aporte teórico, utilizamos a perspectiva do cotidiano de Certeau (1998). Este trabalho contribui para reflexões sobre o registro do cotidiano da cidade por meio de uma escrita midiática a respeito da forma pela qual a história e a mídia retratam eventos, sujeitos e formas de viver. Os resultados da análise do discurso de corrente francesa demonstram que o cotidiano evidenciado é o da classe média alta belo-horizontina, suas formas de lazer, suas práticas culturais e gastronômicas e os problemas que a atingem. Tal cotidiano envolve grandes números, estatísticas, valores e sucesso. Além disso, a revista se posiciona a favor do que seria a cidade planejada diante da cidade vivida e silencia problemas que possam ser considerados detritos da gestão das cidades, construindo a personagem de uma BH poderosa e em crescimento. Ideologicamente, constrói a BH que atende aos interesses do homem branco, construindo, para as mulheres, personagens atreladas à sexualidade ou ao ambiente doméstico.
Citação ABNT:
TEIXEIRA, J. C.; CARRIERI, A. P.; PEIXOTO, T. C. O cotidiano da cidade de Belo Horizonte na revista veja BH: a classe média alta, a cidade poderosa e os dilemas do planejado versus o vivido. Gestão & Conexões, v. 4, n. 2, p. 7-40, 2015.
Citação APA:
Teixeira, J. C., Carrieri, A. P., & Peixoto, T. C. (2015). O cotidiano da cidade de Belo Horizonte na revista veja BH: a classe média alta, a cidade poderosa e os dilemas do planejado versus o vivido. Gestão & Conexões, 4(2), 7-40.
Link Permanente:
http://spell.org.br/documentos/ver/41203/o-cotidiano-da-cidade-de-belo-horizonte-na-revista-veja-bh--a-classe-media-alta--a-cidade-poderosa-e-os-dilemas-do-planejado-versus-o-vivido/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português