Excelência no gerenciamento de construção de hidrelétrica de grande porte Outros Idiomas

ID:
4122
Resumo:
Este trabalho verifica a aplicação das práticas gerenciais descritas no PMBOK, na gestão da construção de duas hidrelétricas de grande porte no Brasil. Utilizando o método do estudo de caso, esta pesquisa permitiu a obtenção dos dados práticos referentes a 23 proposições selecionadas do PMBOK. O levantamento de campo, realizado em 2005, ocorreu por observação direta, coleta de documentos, entrevistas estruturadas e abertas. Visando à obtenção de dados sob perspectivas diferentes, foram selecionados para entrevista não só os gestores atuantes nos canteiros de obras dos dois projetos, mas também os executivos da matriz e um consultor. Os resultados atestam que as práticas de gerenciamento adotadas pelos gestores dos dois projetos, caso objeto deste estudo, são aderentes às proposições do PMBOK. Obteve-se também a descrição das práticas de gerenciamento de tempo, custo, comunicação e outras práticas relevantes não contempladas pelo modelo PMBOK. O trabalho permite recomendar que os referenciais relativos a caminho crítico, orçamento e flexibilização das proposições do PMBOK estão entre os aspectos prioritários a serem investigados em futuras pesquisas sobre gerenciamento de projetos.
Citação ABNT:
OKABAYASHI, A.; BRUNO, M. A. C.; SBRAGIA, R. Excelência no gerenciamento de construção de hidrelétrica de grande porte. Revista de Administração Mackenzie, v. 9, n. 6, art. 115, p. 11-25, 2008.
Citação APA:
Okabayashi, A., Bruno, M. A. C., & Sbragia, R. (2008). Excelência no gerenciamento de construção de hidrelétrica de grande porte. Revista de Administração Mackenzie, 9(6), 11-25.
Link Permanente:
http://spell.org.br/documentos/ver/4122/excelencia-no-gerenciamento-de-construcao-de-hidreletrica-de-grande-porte/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português