Percepção de Justiça Processual na Avaliação de Desempenho: Uma Análise à Luz da Incerteza e da Tolerância à Ambiguidade Outros Idiomas

ID:
41253
Resumo:
O estudo objetiva verificar a relação entre as medidas de avaliação de desempenho e a percepção de justiça processual à luz da incerteza e da tolerância à ambiguidade. Pesquisa descritiva com abordagem quantitativa foi realizada por meio de levantamento junto a 119 empregados de uma cooperativa de produção da região Sul do Brasil. Utilizou-se o questionário do estudo de Hartmann e Slapnicar (2012), composto de três medidas que influenciam na avaliação de desempenho e nas percepções de justiça (formalidade, voz, medidas de resultado). Para análise dos dados aplicou-se modelagem de equações estruturais. Os resultados mostram relação positiva entre formalidade e justiça processual, sendo maior em ambientes de alta incerteza de tarefas e de baixa tolerância à ambiguidade. A relação entre voz dos empregados e percepção de justiça processual é melhor explicada em ambientes de baixa incerteza e alta tolerância à ambiguidade. A relação das medidas de resultado com justiça processual apresenta-se maior para a amostra em ambientes de baixa incerteza e alta tolerância à ambiguidade. Conclui-se que formalidade, voz e medidas de resultado afetam a percepção de justiça processual dos empregados da cooperativa de produção pesquisada. Todavia, diferenças em relação ao estudo de Hartmann e Slapnicar (2012), bem como as diferenças entre as amostras relativas a incerteza de tarefas e a tolerância à ambiguidade instigam novas pesquisas.
Citação ABNT:
BEUREN, I. M.; KREUZBERG, F.; FRANZ, L. Percepção de Justiça Processual na Avaliação de Desempenho: Uma Análise à Luz da Incerteza e da Tolerância à Ambiguidade. Advances in Scientific and Applied Accounting, v. 9, n. 1, p. 3-21, 2016.
Citação APA:
Beuren, I. M., Kreuzberg, F., & Franz, L. (2016). Percepção de Justiça Processual na Avaliação de Desempenho: Uma Análise à Luz da Incerteza e da Tolerância à Ambiguidade. Advances in Scientific and Applied Accounting, 9(1), 3-21.
DOI:
http://dx.doi.org/10.14392/asaa.2016090101
Link Permanente:
http://spell.org.br/documentos/ver/41253/percepcao-de-justica-processual-na-avaliacao-de-desempenho--uma-analise-a-luz-da-incerteza-e-da-tolerancia-a-ambiguidade/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português