Controller: estudo sobre a relação entre funções, salário e formação acadêmica Outros Idiomas

ID:
41403
Resumo:
Este artigo tem por objetivo identificar as funções solicitadas pelas empresas na contratação de controllers e sua relação com o salário e a formação acadêmica. A amostra da pesquisa é constituída por 213 anúncios de emprego, divulgados em cinco sites que abrangem mais de 80% do mercado de recrutamento dos profissionais de controladoria: Michael Page, Catho, Manager, Case Consulting e Hays Brasil. As vagas foram classificadas por tipo de função, quais sejam: contador de feijão, parceiro de negócios e múltiplas funções. Ademais, foram comparadas com as faixas salariais e a formação em contabilidade, administração, economia, entre outras. Os resultados demonstram que 90% das vagas de controller oferecem salário de até R$ 10.000,00 e predominantemente são solicitadas funções do contador de feijão e formação em Ciências Contábeis, Administração e Economia. Nota-se que o controller contador de feijão, que possui papel mais estático e focado em atribuições mais técnicas, geralmente recebe salários mais baixos se comparado ao parceiro de negócios, que tem função estratégica, com participação na tomada de decisão das empresas. Isso evidencia que as funções do parceiro de negócios ainda não estão consolidadas nas empresas brasileiras.
Citação ABNT:
WIGGERS, N.; LUNKES, R. J.; SOUZA, P. Controller: estudo sobre a relação entre funções, salário e formação acadêmica. Enfoque Reflexão Contábil, v. 34, n. 2, p. 1-14, 2015.
Citação APA:
Wiggers, N., Lunkes, R. J., & Souza, P. (2015). Controller: estudo sobre a relação entre funções, salário e formação acadêmica. Enfoque Reflexão Contábil, 34(2), 1-14.
DOI:
10.4025/enfoque.v34i2.25828
Link Permanente:
http://spell.org.br/documentos/ver/41403/controller--estudo-sobre-a-relacao-entre-funcoes--salario-e-formacao-academica/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português