Evidenciação das Práticas de Planejamento, Execução e Controle do Orçamento: Um Levantamento nos Portos Públicos do Brasil Outros Idiomas

ID:
41542
Resumo:
O orçamento é um dos sistemas de planejamento e controle mais antigo adotado pelas empresas, e continua a receber significativa atenção na literatura e na pesquisa. Apesar de ser amplamente utilizado no mundo dos negócios, o orçamento também é frequentemente alvo de críticas. Dessa forma, este trabalho tem como objetivo evidenciar práticas orçamentárias em empresas portuárias no Brasil. O trabalho apresenta uma abordagem quantitativa e qualitativa, com objetivo descritivo e exploratório, e utilização de questionário. A pesquisa foi realizada com o envio de questionário aos portos públicos do Brasil. Os resultados mostram que os portos brasileiros, se comparados à literatura, aplicam apenas parcialmente as práticas orçamentárias. Entre as principais características identificadas no estudo, estão a falta de alinhamento entre a elaboração do orçamento e o planejamento estratégico e de avaliação interna dos resultados e a aplicação parcial dos mecanismos de controle. Essas características mostram que os portos públicos do Brasil têm oportunidades de melhoria em diferentes práticas de orçamento.
Palavras-chave:
Citação ABNT:
CODESSO, M. M.; LUNKES, R. J. Disclosure of Budgeting Planning, Execution and Control Practices: A Survey on Brazilian Public Ports . BASE - Revista de Administração e Contabilidade da UNISINOS, v. 13, n. 1, p. 65-78, 2016.
Citação APA:
Codesso, M. M., & Lunkes, R. J. (2016). Disclosure of Budgeting Planning, Execution and Control Practices: A Survey on Brazilian Public Ports . BASE - Revista de Administração e Contabilidade da UNISINOS, 13(1), 65-78.
DOI:
10.4013/base.2016.131.05
Link Permanente:
http://spell.org.br/documentos/ver/41542/evidenciacao-das-praticas-de-planejamento--execucao-e-controle-do-orcamento--um-levantamento-nos-portos-publicos-do-brasil/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Inglês