Contribuição da Contabilidade na Gestão da Terceirização de Serviços em Hospitais Outros Idiomas

ID:
41566
Resumo:
Este estudo objetiva verificar a contribuição da contabilidade na gestão da terceirização de serviços em hospitais de Santa Catarina. Para isso, foi realizada pesquisa descritiva por meio de levantamento junto aos gestores dos hospitais afiliados à Federação dos Hospitais de Santa Catarina (FEHOESC), tendo como amostra 24 hospitais. Para a survey, utilizou-se o questionário desenvolvido por Lamminmaki (2008), composto de quatro fatores que podem influenciar a participação da contabilidade e a sofisticação dos sistemas de contabilidade na gestão da terceirização de serviços. Os resultados apontam que os fatores analisados (existência de contabilidade interna, existência de departamento de controladoria, tamanho dos hospitais e formação dos gestores) contribuem de forma fraca na participação da contabilidade e na sofisticação dos sistemas de contabilidade para a gestão da terceirização de serviços. Conclui-se, assim, que é fraca a participação da contabilidade na gestão da terceirização de serviços nos hospitais pesquisados. Esse resultado instiga a investigar as razões da apatia encontrada, já que a contabilidade deveria ser uma importante fonte de informações à gestão da terceirização de serviços em hospitais.
Citação ABNT:
BEUREN, I. M.; MANFROI, L.; DAGOSTINI, L. Contribuição da Contabilidade na Gestão da Terceirização de Serviços em Hospitais . Revista de Administração da UFSM, v. 9, n. 2, p. 312-332, 2016.
Citação APA:
Beuren, I. M., Manfroi, L., & Dagostini, L. (2016). Contribuição da Contabilidade na Gestão da Terceirização de Serviços em Hospitais . Revista de Administração da UFSM, 9(2), 312-332.
DOI:
10.5902/19834659 8488
Link Permanente:
http://spell.org.br/documentos/ver/41566/contribuicao-da-contabilidade-na-gestao-da-terceirizacao-de-servicos-em-hospitais-/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português