Relação entre Folga Organizacional e Inovação em Empresas da BM&FBovespa Outros Idiomas

ID:
41798
Resumo:
Objetivo: O estudo objetiva identificar a relação da folga absorvida, inabsorvida e potencial com a inovação de empresas de setores membros do ranking setorial de inovação do Índice Brasil de Inovação (IBI) listadas na BM&FBovespa. Originalidade/lacuna/relevância/implicações: A folga organizacional e a inovação têm sido objetos de estudo em âmbito internacional, mas ainda representam uma lacuna de pesquisa no Brasil. Também não foram identificados estudos que utilizaram o ativo intangível para mensurar a inovação e as possíveis relações com as medidas de folga organizacional. Esse tema também pode apoiar as atividades estratégicas das organizações, como contribuir para a criação de vantagem competitiva. Principais aspectos metodológicos: Uma pesquisa descritiva com abordagem quantitativa foi realizada utilizando dados financeiros de 208 empresas listadas na BM&FBovespa classificadas como inovadoras segundo o Índice Brasil de Inovação. As informações relativas aos ativos intangíveis, utilizadas como métricas para medir a inovação, foram extraídas das Notas Explicativas; e os dados para calcular as medidas de folga organizacional foram coletados da base de dados da Economática®. Síntese dos principais resultados: Na aplicação do modelo de dados em painel, os resultados demonstram uma relação significativa entre folga organizacional e inovação. As folgas potencial e absorvida afetam de forma considerável e positiva o processo inovador. Já a folga inabsorvida influencia de maneira positiva, mas com impacto relativamente menor, comparado às demais medidas. Principais considerações/conclusões: Conclui-se que os resultados apontam relação em maior grau da folga absorvida e da potencial e em menor grau da folga inabsorvida com a inovação das empresas pesquisadas.
Citação ABNT:
MURRO, E. V. B.; TEIXEIRA, G. B.; BEUREN, I. M.; SCHERER, L. M.; LIMA, G. A. S. F. Relationship between Organizational Slack and Innovation in Companies of BM&FBovesp. Revista de Administração Mackenzie, v. 17, n. 3, p. 132-157, 2016.
Citação APA:
Murro, E. V. B., Teixeira, G. B., Beuren, I. M., Scherer, L. M., & Lima, G. A. S. F. (2016). Relationship between Organizational Slack and Innovation in Companies of BM&FBovesp. Revista de Administração Mackenzie, 17(3), 132-157.
DOI:
http://dx.doi.org/10.1590/1678-69712016/administracao.v17n3p132-157
Link Permanente:
http://spell.org.br/documentos/ver/41798/relacao-entre-folga-organizacional-e-inovacao-em-empresas-da-bm-fbovespa/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Inglês