Fatores Motivadores da Realização de Disciplinas em EAD: Um Estudo sob a Ótica da Teoria de Autodeterminação Outros Idiomas

ID:
42337
Resumo:
O presente trabalho teve como objetivo identificar os fatores motivacionais que influenciam os estudantes do curso de graduação presencial na busca por matérias ministradas na modalidade a distância. Foi aplicado um questionário em uma amostra formada por 217 discentes de uma IES pública. O instrumento de coleta de dados contou com 5 perguntas descritivas, 3 dissertativas e 11 dicotômicas. Foram estimadas regressões logísticas e realizadas análise de conteúdo buscando identificar por que alguns estudantes apresentam motivação para a realização de disciplinas na modalidade a distância enquanto outros discentes não. Como principais resultados, comprovou-se que fatores intrínsecos e extrínsecos aos estudantes influenciam na motivação por realização de matérias lecionadas em EaD. Constatou-se, ainda, que há um forte preconceito relacionado à educação a distância, gerado, principalmente, pela desconfiança quanto à qualidade do ensino desta modalidade.
Citação ABNT:
DURSO, S. O.; NASCIMENTO, E. M.; CUNHA, J. V. A. Fatores Motivadores da Realização de Disciplinas em EAD: Um Estudo sob a Ótica da Teoria de Autodeterminação. Future Studies Research Journal: Trends and Strategies, v. 8, n. 2, p. 89-121, 2016.
Citação APA:
Durso, S. O., Nascimento, E. M., & Cunha, J. V. A. (2016). Fatores Motivadores da Realização de Disciplinas em EAD: Um Estudo sob a Ótica da Teoria de Autodeterminação. Future Studies Research Journal: Trends and Strategies, 8(2), 89-121.
DOI:
10.7444/future.v8i2.225
Link Permanente:
http://spell.org.br/documentos/ver/42337/fatores-motivadores-da-realizacao-de-disciplinas-em-ead--um-estudo-sob-a-otica-da-teoria-de-autodeterminacao/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português