Transparência no Poder Legislativo Municipal: uma Análise dos Portais Eletrônicos das Câmaras de Vereadores das Capitais Brasileiras Outros Idiomas

ID:
42413
Resumo:
O presente artigo se insere no contexto do uso das Tecnologias de Informação e Comunicação no setor público, objetivando verificar e analisar os níveis de transparência apresentados pelos portais eletrônicos das Câmaras de Vereadores das capitais brasileiras. Em relação à metodologia, a pesquisa possui caráter descritivo, com abordagem qualitativa e quantitativa. Para a coleta de dados observaram-se as informações apresentadas nos portais da transparência das Câmaras de Vereadores com base em um modelo multicritério de avaliação proposto por Nunes (2013). A amostra é constituída por 24 portais nacionais. Os resultados apontam níveis de transparência aquém do que se espera em relação a Câmaras de Vereadores de capitais brasileiras. Com relação aos 24 municípios analisados, 54,17% apresentaram portais com nível de transparência insuficiente para disponibilização de informações de interesse da população. Conclui-se que o conteúdo apresentado nos portais da transparência, em geral, tendem a cumprir o mínimo exigido pela lei, mas com pouco indício de maiores incentivos à participação popular e à promoção da accountability.
Citação ABNT:
CAMPAGNONI, M.; CARVALHO, R. D.; LYRIO, M. V. L.; LUNKES, R. J.; ROSA, F. S. Transparência no Poder Legislativo Municipal: uma Análise dos Portais Eletrônicos das Câmaras de Vereadores das Capitais Brasileiras . Revista Gestão Organizacional, v. 9, n. 1, p. 21-42, 2016.
Citação APA:
Campagnoni, M., Carvalho, R. D., Lyrio, M. V. L., Lunkes, R. J., & Rosa, F. S. (2016). Transparência no Poder Legislativo Municipal: uma Análise dos Portais Eletrônicos das Câmaras de Vereadores das Capitais Brasileiras . Revista Gestão Organizacional, 9(1), 21-42.
Link Permanente:
http://spell.org.br/documentos/ver/42413/transparencia-no-poder-legislativo-municipal--uma-analise-dos-portais-eletronicos-das-camaras-de-vereadores-das-capitais-brasileiras-/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português