Pesquisa Empírica em Contabilidade Tributária: um Panorama das Pesquisas Tributárias no Brasil Outros Idiomas

ID:
42574
Resumo:
A pesquisa na área tributária traz uma nova perspectiva de estudar e analisar as questões sobre tributos. Assim, este estudo tem como objetivo identificar quais os temas abordados no campo da pesquisa cientifica da área tributária nos periódicos qualificados pela Capes - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. A amostra dessa pesquisa é composta por 65 artigos relativos à área tributária publicados nos periódicos citados anteriormente. A pesquisa se caracteriza como descritiva e os dados foram coletados diretamente nos sites dos periódicos. A abordagem é qualitativa, pois visa analisar os artigos e classificá-los de acordo com sua temática tributária. Através disso, os resultados mostram um crescimento nas publicações na área tributária, sendo identificadas 09 (nove) áreas temáticas, sendo as mais estudadas: impacto dos tributos, pesquisa legal, e auditoria e gestão pública. No que se refere às abordagens de metodológicas utilizadas nos artigos analisados, destacaram-se: analítico, arquivo/documental e caso. Neste contexto, o estudo contribui para identificação de temas estudados ao longo dos anos e possíveis lacunas de pesquisas na área tributária.
Citação ABNT:
FOLSTER, A.; SILVEIRA, T. P.; FERREIRA, L. F.; LUNKES, R. J. Pesquisa Empírica em Contabilidade Tributária: um Panorama das Pesquisas Tributárias no Brasil . Reunir: Revista de Administração, Contabilidade e Sustentabilidade, v. 6, n. 2, p. 1-16, 2016.
Citação APA:
Folster, A., Silveira, T. P., Ferreira, L. F., & Lunkes, R. J. (2016). Pesquisa Empírica em Contabilidade Tributária: um Panorama das Pesquisas Tributárias no Brasil . Reunir: Revista de Administração, Contabilidade e Sustentabilidade, 6(2), 1-16.
Link Permanente:
http://spell.org.br/documentos/ver/42574/pesquisa-empirica-em-contabilidade-tributaria--um-panorama-das-pesquisas-tributarias-no-brasil-/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português