Efeitos da Adoção das IFRS No Conservadorismo Contábil: uma Análise sob a Ótica dos Setores Econômicos Outros Idiomas

ID:
42631
Resumo:
O conservadorismo contábil e o processo de adoção do padrão internacional de contabilidade têm sido analisados em diversos estudos sobre a qualidade da informação contábil, entretanto, não existe uma preocupação sobre como as características dos setores da economia podem afetar os números contábeis, ou seja, avaliar se as características específi cas dos setores infl uenciam o nível de conservadorismo contábil nas empresas. Sendo assim, o objetivo deste estudo delinea-se no sentido de investigar se a adoção das normas internacionais de contabilidade (IFRS) afetaram o nível de conservadorismo contábil de forma diferenciada entre os setores econômicos, nos quais as companhias brasileiras listadas na BM&FBovespa pertencem. Para isso, foi utilizado o modelo de Ball & Shivakumar (2005), que foi adaptado no sentido de acomodar os seis setores em estudo (Construção Civil, Siderurgia e Metalurgia, Comércio, Alimentos e Bebidas, Setor Têxtil e Energia Elétrica), permitindo a análise do conservadorismo dentro de cada setor, utilizando o máximo de informações. Os resultados indicam que não houve evidências de reconhecimento oportuno das perdas no período antes da adoção das IFRS (2006-2007), em nenhum dos setores analisados. No período de transição (2008-2009) e pós adoção das IFRS (20102013), apenas as empresas do setor de alimentos e bebidas sinalizaram a existência de reconhecimento oportuno das perdas, ou seja, presença de conservadorismo. Esse resultado confi rma apenas em parte a hipótese de que a adoção do padrão IFRS afetou diferentemente o nível de conservadorismo dos resultados contábeis reportados pelas companhias nos diversos setores da economia.
Citação ABNT:
SILVA, A. R. P.; PAULO, E.; SILVA, J. D. G. Efeitos da Adoção das IFRS No Conservadorismo Contábil: uma Análise sob a Ótica dos Setores Econômicos . Amazônia, Organizações e Sustentabilidade, v. 5, n. 1, p. 115-131, 2016.
Citação APA:
Silva, A. R. P., Paulo, E., & Silva, J. D. G. (2016). Efeitos da Adoção das IFRS No Conservadorismo Contábil: uma Análise sob a Ótica dos Setores Econômicos . Amazônia, Organizações e Sustentabilidade, 5(1), 115-131.
DOI:
http://dx.doi.org/10.17800/2238-8893/aos.v5n1p115-131
Link Permanente:
http://spell.org.br/documentos/ver/42631/efeitos-da-adocao-das-ifrs-no-conservadorismo-contabil--uma-analise-sob-a-otica-dos-setores-economicos-/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português