Diversidade: Reconhecimento da Différance ou Diferença Tolerada? Um Estudo sobre a Percepção de Profissionais dos Segmentos da Mineração e Siderurgia Outros Idiomas

ID:
42687
Resumo:
Objetivo: Compreender a diversidade no contexto organizacional. Originalidade/lacuna/relevância/implicações: Existem poucos estudos críticos sobre o tema, aqui fundamentados nas ideias de Derrida (2002) e na teoria do reconhecimento de Honneth (2003). Relaciona a diversidade com a construção da identidade dos indivíduos e remete ao conceito de tolerância, possibilitando uma discussão sobre o reconhecimento (ou não) das diferenças. Principais aspectos metodológicos: Pesquisa qualitativa, realizada em organizações dos segmentos de mineração e siderurgia. Os dados foram coletados por meio da realização de grupos focais e submetidos à análise de discurso. Síntese dos resultados: Constatou-se dificuldade de convívio com pessoas pertencentes a grupos diversos. Associou-se a diversidade à diferença e ao tema reconhecimento. Evidenciou-se que a diversidade deveria ser gerida no contexto organizacional, mas a diversidade que entra na agenda das empresas analisadas, inclusive nas práticas de RH, é a diversidade tolerável. Principais considerações/conclusões: Os grupos minoritários ainda carecem de reconhecimento, prevalecendo à valorização de um grupo em detrimento de outros. Reconhecer diferenças é algo desafiador, haja vista a distância que se instaura entre os processos reflexivos e a prática empresarial. Por fim, ressalta-se a necessidade de promover ações que visem à igualdade de oportunidades de tratamento aos diversos grupos existentes na organização.
Citação ABNT:
LORENTZ, C. N.; CARRIERI, A. P.; MAESTRO FILHO, A. D.; LIMA, L. C. Diversity: Recognition of the Différance or Tolerated Difference? A Study on the Perception of Mining and Steel Professionals. Revista de Administração Mackenzie, v. 17, n. 4, p. 39-61, 2016.
Citação APA:
Lorentz, C. N., Carrieri, A. P., Maestro Filho, A. D., & Lima, L. C. (2016). Diversity: Recognition of the Différance or Tolerated Difference? A Study on the Perception of Mining and Steel Professionals. Revista de Administração Mackenzie, 17(4), 39-61.
DOI:
http://dx.doi.org/10.1590/1678-69712016/administracao.v17n4p38-60
Link Permanente:
http://spell.org.br/documentos/ver/42687/diversidade--reconhecimento-da-differance-ou-diferenca-tolerada--um-estudo-sobre-a-percepcao-de-profissionais-dos-segmentos-da-mineracao-e-siderurgia/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Inglês