Redes de atores na perícia contábil judicial: uma análise à luz da Teoria Ator-Rede

ID:
42973
Resumo:
Objetivo – Este estudo investigou a configuração das redes de atores humanos e não humanos que se formam no processo da perícia contábil judicial sob a perspectiva da Teoria Ator-Rede. Metodologia – A população da pesquisa de levantamento compreendeu 593 peritos contadores registrados em Associações de Peritos de Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e São Paulo, e a amostra consistiu dos 102 questionários válidos. Também foram entrevistados cinco magistrados e cinco peritos de Curitiba (PR). Por meio da Modelagem de Equações Estruturais, o processo de translação indicou significância estatística, exceto nas relações entre os atores humanos contábeis, atores não humanos e problematização. Resultados – Conclui-se, com base na pesquisa, que a construção das redes no campo da perícia contábil depende de inúmeras translações entre os agentes, que impactam no desempenho das atividades e na estabilização das relações. Como indicadores de desempenho, foram apontadas a qualidade do laudo pericial e do parecer técnico e a competência dos peritos. Como fatores propulsores das relações estáveis e duradouras entre os atores da perícia, foram indicados a experiência do perito e do perito assistente e o tempo de atuação e de relacionamento com juízes. Contribuições – O estudo é relevante dadas a escassez de pesquisas envolvendo a Teoria Ator-Rede e a contabilidade, particularmente a perícia contábil, tanto em âmbito nacional como internacional. Logo, busca-se contribuir ao investigar como os atores interagem, criam e modificam as relações, por meio da percepção de contadores e juízes.
Citação ABNT:
MURRO, E. V. B.; BEUREN, I. M. Redes de atores na perícia contábil judicial: uma análise à luz da Teoria Ator-Rede. Revista Brasileira de Gestão de Negócios, v. 18, n. 62, p. 633-657, 2016.
Citação APA:
Murro, E. V. B., & Beuren, I. M. (2016). Redes de atores na perícia contábil judicial: uma análise à luz da Teoria Ator-Rede. Revista Brasileira de Gestão de Negócios, 18(62), 633-657.
DOI:
10.7819/rbgn.v18i62.2743
Link Permanente:
http://spell.org.br/documentos/ver/42973/redes-de-atores-na-pericia-contabil-judicial--uma-analise-a-luz-da-teoria-ator-rede/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português