Indicadores de governança mundial e sua relação com os indicadores socioeconômicos dos países do Brics Outros Idiomas

ID:
42986
Resumo:
O estudo tem por objetivo investigar a relação entre os indicadores de governança do Banco Mundial e os indicadores de desenvolvimento socioeconômico nos países que formam o Brics. Foram utilizadas bases de dados de organizações internacionais do período de 2005 a 2012, aplicando-se a análise de dados em painel. Os resultados indicam relações positivas entre o IDH e os indicadores Eficácia do Governo e Controle da Corrupção e entre o PIB e o indicador Controle da Corrupção, além de uma relação negativa entre o PIB e os indicadores Voz e Responsabilização e Estabilidade Política. A capacidade explicativa das dimensões dos indicadores de governança em relação ao IDH é maior quando comparada à das dimensões dos indicadores de governança relacionadas com o PIB, o que pode ser entendido pelo fato de que o segundo indicador trata apenas da dimensão econômica, enquanto o IDH engloba outros fatores.
Citação ABNT:
MARINO, P. B. L. P.; SOARES, R. A.; LUCA, M. M. M.; VASCONCELOS, A. C. Indicadores de governança mundial e sua relação com os indicadores socioeconômicos dos países do Brics . Revista de Administração Pública, v. 50, n. 5, p. 721-744, 2016.
Citação APA:
Marino, P. B. L. P., Soares, R. A., Luca, M. M. M., & Vasconcelos, A. C. (2016). Indicadores de governança mundial e sua relação com os indicadores socioeconômicos dos países do Brics . Revista de Administração Pública, 50(5), 721-744.
DOI:
http://dx.doi.org/10.1590/0034-7612144359
Link Permanente:
http://spell.org.br/documentos/ver/42986/indicadores-de-governanca-mundial-e-sua-relacao-com-os-indicadores-socioeconomicos-dos-paises-do-brics--/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português