Pesquisa Histórica em Administração: A (Re)Construção Identitária da Galeria do Ouvidor em Belo Horizonte (MG) Outros Idiomas

ID:
44036
Resumo:
Recentemente, a história tem ocupado um papel importante na área da Administração, especialmente no campo dos Estudos Organizacionais. Nesse sentido, o objetivo deste trabalho é analisar, por meio da pesquisa histórica, a (re)construção identitária da Galeria do Ouvidor, que foi um dos primeiros centros comerciais construídos em Belo Horizonte e que, atualmente, ainda se destaca entre as principais galerias da cidade. Por meio da pesquisa documental e da análise do discurso de narrativas temáticas de atores que trabalham atualmente na Galeria do Ouvidor, o presente estudo buscou ampliar a compreensão a respeito das identidades da organização desde a sua construção. Os resultados evidenciam que a história deste espaço se divide em diversas fases comerciais e em distintas identidades. Identidades estas que estão ligadas às mercadorias comercializadas na Galeria, as quais estão vinculadas à história da cidade de Belo Horizonte. Entretanto, embora novos clientes e produtos surjam nas diferentes identidades da galeria, permanecem resquícios de fases anteriores. Desse modo, a Galeria do Ouvidor pode ser compreendida, então, como um espelho da capital mineira.
Citação ABNT:
CARRIERI, A. P.; SANTOS, J. V. P. D.; PEREIRA, V. F.; MARTINS, T. S. Pesquisa Histórica em Administração: A (Re)Construção Identitária da Galeria do Ouvidor em Belo Horizonte (MG) . Revista de Ciências da Administração, v. 18, n. 46, p. 9-22, 2016.
Citação APA:
Carrieri, A. P., Santos, J. V. P. D., Pereira, V. F., & Martins, T. S. (2016). Pesquisa Histórica em Administração: A (Re)Construção Identitária da Galeria do Ouvidor em Belo Horizonte (MG) . Revista de Ciências da Administração, 18(46), 9-22.
DOI:
http://dx.doi.org/10.5007/2175-8077.2016v18n46p9
Link Permanente:
http://spell.org.br/documentos/ver/44036/pesquisa-historica-em-administracao--a--re-construcao-identitaria-da-galeria-do-ouvidor-em-belo-horizonte--mg--/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português