Práticas de Disclosure Econômico e Socioambiental nas Maiores Empresas do Brasil Outros Idiomas

ID:
44457
Resumo:
O presente estudo tem por objetivo principal investigar as práticas de evidenciação sob o enfoque da sustentabilidade nas maiores empresas do país, com base nas diretrizes da Global Reporting Initiative (GRI). Adicionalmente, verifica-se o disclosure levando em conta a natureza das atividades das empresas em relação ao seu potencial de impacto ambiental, conforme disposição da lei n. 10.165/2000. Para tanto, procedeu-se uma pesquisa qualitativa com Análise de Conteúdo dos relatórios de sustentabilidade de 33 empresas que publicaram relatórios modelo GRI no período 2009-2010. Os resultados mostraram um elevado nível de disclosure, destacando-se as empresas com alto potencial de poluição. Além disso, percebeu-se que os indicadores sociais são os que mais proporcionam às empresas a oportunidade de discursar acerca de suas práticas voltadas para os colaboradores e a sociedade, ao passo que os indicadores econômicos e os ambientais se revelaram mais objetivos, sendo geralmente apresentados em forma de ilustrações. Identifica-se a busca das empresas pela sua legitimidade no mercado, já que é por meio da divulgação dessas informações que expõem suas principais medidas voltadas para a melhoria de vida das pessoas, bem como para a preservação do meio ambiente, afetando diretamente a sua imagem perante os stakeholders.
Citação ABNT:
CARDOSO, V. I. C.; LUCA, M. M. M.; ALMEIDA, T. A. Práticas de Disclosure Econômico e Socioambiental nas Maiores Empresas do Brasil . Revista de Administração da UFSM, v. 9, n. 1, p. 156-173, 2016.
Citação APA:
Cardoso, V. I. C., Luca, M. M. M., & Almeida, T. A. (2016). Práticas de Disclosure Econômico e Socioambiental nas Maiores Empresas do Brasil . Revista de Administração da UFSM, 9(1), 156-173.
DOI:
10.5902/19834659 9778
Link Permanente:
http://spell.org.br/documentos/ver/44457/praticas-de-disclosure-economico-e-socioambiental-nas-maiores-empresas-do-brasil-/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português