Avaliando Modelos Lineares de Value Relevance: Eles Captam o que Deveriam Captar? Outros Idiomas

ID:
45057
Resumo:
Este trabalho teve como objetivo investigar a qualidade e o impacto dos modelos de value relevance das informações financeiras através da regressão quantílica (QR) em comparação com o método de estimação ordinary least squares (OLS). Seguindo os princípios e fundamentos de Ohlson (1995), Feltham e Ohlson (1995) e Ohlson e Kim (2015), foi possível utilizar um parâmetro de comparação entre os modelos de avaliação da relevância da informação contábil. Para tanto, foram aplicados dois testes (A e B), com dois modelos cada, assim como em Ohlson e Kim (2015), um com a variável dependente lucro líquido no período seguinte e, o segundo, com o valor de mercado da firma no período atual. Diante dessa temática, a regressão quantílica se mostra mais eficiente e com menos possibilidades de erros de estimação do que o método OLS, pelo menos sob as condições restritas deste trabalho. Portanto, é recomendável o emprego da estimação por meio de regressão quantílica nos modelos que utilizam informações contábeis e financeiras, uma vez que heterocedasticidade e outliers são comumente encontrados nesses tipos de dados, pois esse método de estimação é menos sensível e mais robusto às tais condições normalmente apresentadas pelos dados deste campo de pesquisa.
Citação ABNT:
DUARTE, F. C. L.; GIRÃO, L. F. A. P.; PAULO, E. Avaliando Modelos Lineares de Value Relevance: Eles Captam o que Deveriam Captar? . Revista de Administração Contemporânea, v. 21, n. Edição Especial FCG, p. 110-134, 2017.
Citação APA:
Duarte, F. C. L., Girão, L. F. A. P., & Paulo, E. (2017). Avaliando Modelos Lineares de Value Relevance: Eles Captam o que Deveriam Captar? . Revista de Administração Contemporânea, 21(Edição Especial FCG), 110-134.
DOI:
http://dx.doi.org/10.1590/1982-7849rac2017160202
Link Permanente:
http://spell.org.br/documentos/ver/45057/avaliando-modelos-lineares-de-value-relevance--eles-captam-o-que-deveriam-captar--/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português