Diferenças e semelhanças nos métodos de amostragem de pesquisas top of mind: um estudo comparativo Outros Idiomas

ID:
6489
Resumo:
Considerando a grande importância que a marca representa na estratégia de marketing das organizações, muitas delas buscam utilizar a marca como um diferencial competitivo, para que sejam percebidas e lembradas pelo consumidor e se tornem um fator de influência no momento da compra do produto. Ser uma marca top of mind é uma posição desejada pelas empresas em geral. Neste contexto, o presente artigo tem como objetivo fazer um comparativo de três pesquisas top of mind realizadas no Brasil entre agosto de 2003 e março de 2004, visando a investigar a existência de um padrão na escolha do método de amostragem nas pesquisas em foco, uma vez que a amostra revela as características do público que mais se lembra da marca da empresa ou do concorrente, informação levada em consideração na estratégia de marketing das organizações que recorrem a este tipo de pesquisa. Os levantamentos analisados foram realizados pelo Datafolha Instituto de Pesquisas, pelo Instituto Mapa e pela Universidade Federal do Paraná/Consultoria Jr. Os resultados mostram que não há um padrão entre os métodos de amostragem adotados pelas pesquisas em foco, o que pode ser explicado em função das diversas variáveis que envolvem a escolha da técnica de amostragem.
Citação ABNT:
PIRES, N. C. M.; ARANTES, E. C.; SILVA, W. V.; KATO, H. T. Diferenças e semelhanças nos métodos de amostragem de pesquisas top of mind: um estudo comparativo. Revista Brasileira de Gestão de Negócios, v. 8, n. 22, p. 37-45, 2006.
Citação APA:
Pires, N. C. M., Arantes, E. C., Silva, W. V., & Kato, H. T. (2006). Diferenças e semelhanças nos métodos de amostragem de pesquisas top of mind: um estudo comparativo. Revista Brasileira de Gestão de Negócios, 8(22), 37-45.
Link Permanente:
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Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português