Gestão do capital humano: comparação na localização de software de gestão do capital humano entre os países Brasil, Argentina e México Outros Idiomas

ID:
6577
Resumo:
A área de administração de pessoal iniciou, dentro das organizações, um processo que hoje é o grande foco dos investimentos na busca da competitividade de mercado, tão acirrada em tempos de forte globalização, que é a gestão do capital humano. Há algum tempo, as organizações já perceberam que o diferencial para ser competitivo não está no que se produz e sim nas pessoas que tornam tal processo uma realidade. Como se vive atualmente a era do conhecimento, os softwares de gestão do capital humano vieram para potencializar a gestão desses recursos humanos, tornando mais ágil o processo de disseminação. Tanto quanto a veloz expansão dos softwares, as empresas se estenderam para diversas regiões do planeta, o que gera a demanda de ter um software adequado às convenções locais, seja ele localizado ou não. A localização de software é uma área de estudos recentes, mas já conta com investimentos em centros de pesquisas por parte de transnacionais. Como objetivo geral da presente pesquisa, buscou-se comparar as principais informações pertinentes à área de administração de pessoal entre Brasil, Argentina e México, para a Localização de um software de gestão do capital humano, e dessa formar e inspirar outros pesquisadores a explorarem este assunto em outras áreas da Administração. A pesquisa utilizou o método comparativo. Quanto aos objetivos pode ser classificada como descritiva e exploratória; quanto aos procedimentos pode ser classificada como bibliográfica e documental; e quanto à abordagem do problema, pode ser classificada como quantitativa e qualitativa. Foram aplicados questionários estruturados em empresas da Argentina e do México, e a análise dos resultados permitiu que fosse possível identificar quais são as áreas de atuação de maior aderência nesses países, e principalmente quais são as informações de maior e menor aderência para a localização dos softwares brasileiros. O percentual de utilização dos atuais software de recursos humanos, bem como a apresentação dos softwares mais indicados na pesquisa, complementam a análise dos resultados. Por fim, concluiu-se que é possível tornar realidade a gestão integrada de todas as informações organizacionais entre outros países, principalmente com a Argentina, o México e o Brasil.
Citação ABNT:
DALFOVO, O.; DIAS, D. Gestão do capital humano: comparação na localização de software de gestão do capital humano entre os países Brasil, Argentina e México. Revista Brasileira de Gestão de Negócios, v. 11, n. 33, p. 333-350, 2009.
Citação APA:
Dalfovo, O., & Dias, D. (2009). Gestão do capital humano: comparação na localização de software de gestão do capital humano entre os países Brasil, Argentina e México. Revista Brasileira de Gestão de Negócios, 11(33), 333-350.
Link Permanente:
http://spell.org.br/documentos/ver/6577/gestao-do-capital-humano--comparacao-na-localizacao-de-software-de-gestao-do-capital-humano-entre-os-paises-brasil--argentina-e-mexico/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português