O processo de internacionalização como elemento gerador de capacidades dinâmicas: o caso da Weg na Argentina e na China Outros Idiomas

ID:
6579
Resumo:
O artigo tem o objetivo de investigar as capacidades dinâmicas desenvolvidas e utilizadas pela WEG no processo de internacionalização e explicar como essas capacidades contribuem para que a empresa defenda e sustente a vantagem competitiva. De forma mais específica, o artigo apresenta um estudo exploratório por meio do caso do processo de internacionalização da empresa WEG na Argentina e na China. Tal artigo, tendo como enfoque de análise as capacidades dinâmicas, contribui à literatura de gestão internacional em dois aspectos. Primeiro, acrescenta o olhar analítico da internacionalização baseado em capacidades dinâmicas que ainda é bem restrito. Segundo, ao trabalhar as capacidades dinâmicas como elemento central da análise do processo de internacionalização propõe um framework de análise integrativo das teorias econômica e comportamental que são muito usadas para explicar o processo de internacionalização de empresas, porém são tratadas de maneira independente e por vezes antagônica. O resultado mostra como as capacidades dinâmicas são articuladas no caso da WEG no processo de internacionalização para a Argentina e o subsequente movimento para a China. As capacidades dinâmicas desenvolvidas na Argentina foram adquiridas pela matriz brasileira e puderam ser aplicadas com as devidas proporções no processo de internacionalização para a China. Entretanto, não pode ser identificado uma estrutura organizacional mais complexa em que os relacionamentos diretos inter-subsidiárias pudessem compartilhar capacidades dinâmicas como proposto no framework.
Citação ABNT:
FLORIANI, D. E.; BORINI, F. M.; FLEURY, M. T. L. O processo de internacionalização como elemento gerador de capacidades dinâmicas: o caso da Weg na Argentina e na China. Revista Brasileira de Gestão de Negócios, v. 11, n. 33, p. 367-382, 2009.
Citação APA:
Floriani, D. E., Borini, F. M., & Fleury, M. T. L. (2009). O processo de internacionalização como elemento gerador de capacidades dinâmicas: o caso da Weg na Argentina e na China. Revista Brasileira de Gestão de Negócios, 11(33), 367-382.
Link Permanente:
http://spell.org.br/documentos/ver/6579/o-processo-de-internacionalizacao-como-elemento-gerador-de-capacidades-dinamicas--o-caso-da-weg-na-argentina-e-na-china/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português